2024/06/19 Fundo Municipal de Saúde

Ponte Alta sedia lançamento de projeto do Comurja que oferta atendimentos oftalmológicos

Os gestores da região foram recebidos pelo prefeito Kleber do Sacolão, que visitaram o Hospital de Pequeno Porte (HPP), onde ocorreram os primeiros atendimentos
O Município de Ponte Alta do Tocantins sediou nesta quarta-feira, 19, o lançamento do projeto do Consórcio dos Municípios da Região do Jalapão (Comurja), que possibilita diversos atendimentos oftalmológicos à população de toda a região. A cidade é uma das que serão pólo dos atendimentos, assim como Novo Acordo e Mateiros. Todas as cidades-pólo atenderão a três outras cidades, com realização de cirurgias e exames, que somam o total de 3 mil procedimentos.
Durante o lançamento, o prefeito Kleber do Sacolão recebeu os demais gestores da região: o presidente do Comurja, Pastor João Martins, que é prefeito de Mateiros, o prefeito de São Félix, Carlão, prefeita de Lizarda, Suelene Lustosa (Sussu), prefeito de Santa Tereza, Antônio Campos, e, prefeito de Rio Sono, Itair Martins.
As cirurgias de cataratas, Pterígios, Glaucoma e vitrectomia, além de cirurgias e exames, contam com o investimento de R$ 4 milhões em emenda parlamentar do senador Eduardo Gomes e R$ 3 milhões de emenda da senadora Dorinha.
O prefeito Kleber do Sacolão Kleber do Sacolão destacou que o Município possui um Hospital de Pequeno Porte (HPP) que está passando por reforma e ampliação. “Para nós é uma alegria muito grande. Graças a Deus, o consórcio está efetivado. Essa ação é a primeira que vai ser feita através do consórcio, para a gente dar esse pontapé inicial. Era um sonho de todos os prefeitos e prefeitas de ver esse consórcio andar. E aqui nós estamos dando o primeiro passo significativo, que são as cirurgias eletivas oftalmológicas. Não poderia deixar de registrar o apoio do senador Eduardo Gomes, que alocou recurso e da senadora Dorinha. Eu tenho certeza que estamos no caminho certo e a sociedade só tem a ganhar, de todos os municípios do Jalapão”, frisou.
A secretária municipal de Saúde, Ellen Mara, ressaltou que o município contava com uma fila de espera de cerca de 130 pacientes. “Através do consórcio, nós vamos conseguir zerar essa fila de espera. E vem a possibilidade de operar toda a nossa comunidade, pessoas que aparecem com as suas demandas e nós vamos continuar operando. Então, para a Ponte Alta é um avanço. Nós sabemos que dependemos do Estado e, através do consórcio, nós conseguiremos realizar algo mais. Na verdade, nessa primeira triagem eu já cedi algumas vagas para os municípios, mas no primeiro mutirão iremos dar prioridade para a demanda da nossa fila, e esperar que a partir do segundo mutirão conseguiremos atender os municípios do nosso pólo”, comentou.
Os prefeitos realizaram uma visita ao HPP, que está recebendo obra de reforma e ampliação.