2021/04/15 Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Turismo e Cultura

Dia da Conservação do Solo é comemorado com plantio de mudas em Ponte Alta do TO

Como Município que busca amplo desenvolvimento ambiental e que depende da natureza para suster as necessidades da população, Ponte Alta do Tocantins depende também da colaboração de todos, moradores e visitantes, para a conservação ambiental. No sentido de colocar em prática ações que sejam concretas para este objetivo, a Prefeitura Municipal comemora o Dia da Conservação do Solo neste 15 de abril.

Por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, servidores realizaram o plantio de mudas ao lado da Creche Municipal Adelaide Maria da Silva Barros, com a presença do secretário da Pasta, Tiago de Sousa. O estímulo ao plantio e conservação das árvores já existentes reforça que o solo e seus aspetos naturais são elementos essenciais para o desenvolvimento sustentável, por isso outas áreas urbanas do Município receberão o plantio de mudas.

Assim, as atividades humanas têm impactado crescentemente a conservação dos solos. Retirada de florestas e a utilização da terra para agricultura e pastagem são apenas algumas das ações que modificam a sua estrutura e todo o equilíbrio ambiental, e afetam não só animais e florestas como os próprios homens.

Ao ficar exposto aos efeitos climáticos, sem cobertura vegetal e sem o manejo adequado, o solo não cumpre efetivamente com a sua função básica de “produzir” água: garantir a infiltração da água e recarregar o lençol freático, que alimenta as nascentes e os rios, que, por sua vez abastecem reservatórios.

Os desafios são grandes para conservar o solo, mas algumas mudanças são possíveis, principalmente se contarmos com a participação das pessoas. Já existem alternativas para que a terra seja utilizada para a produção sem causar um impacto tão forte no equilíbrio ambiental.

Vamos juntos lutar pela conservação de nossos solos, evitando o uso de agrotóxicos, o desmatamento e conservando as matas e árvores, e você também pode fazer a sua parte!

Dia da Conservação do solo

A data é uma homenagem ao nascimento de Hugh Hammond Bennett (15 de Abril de 1881 – 7 de Julho de 1960), considerado o pai da conservação dos solos nos Estados Unidos e o criador do Serviço de Conservação de Solos americano. No Brasil, celebra-se a data desde 1989, para fazer com que todos se lembrem da importância de mantermos saudável esse recurso natural que é fundamental para produção de alimentos, manutenção da floresta, produção da água, entre tantos outros serviços ecossistêmicos, que são oferecidos gratuitamente pela natureza. E também é um convite à reflexão sobre como temos tratado esse recurso tão importante.

(Dados: https://www.ipe.org.br/)