2024/04/05 Fundo Municipal de Educação

Alunos da Rede Municipal realizam provas do Programa Criança Alfabetizada

A iniciativa do Governo Federal ocorre em colaboração com estados e municípios

Nesta quinta-feira, 4, os estudantes da Rede Municipal de Ensino de Ponte Alta do Tocantins realizaram a primeira etapa da avaliação Criança Alfabetizada. As provas têm o objetivo de garantir a alfabetização de todas as crianças do país até o final do 2° ano do Ensino fundamental. Os reflexos positivos consistem na oportunidade de recuperar as aprendizagens afetadas pela pandemia de 100% das crianças matriculadas no 3°, 4° e 5° ano.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, para aplicar essa primeira etapa o município investiu mais de R$ 8 mil em cópias, já que foram impressas 43.781 cópias para montar os cadernos respostas. No total, 509 alunos das escolas municipais Cleyton Maia Barros e Sabino Medeiros participaram.

A secretária municipal de Educação, Shyrleide Maia, falou da importância da avaliação para os estudantes. “O Programa Criança Alfabetizada busca garantir a alfabetização de todas as crianças do País, até o 2º ano do ensino fundamental, além de recuperar as aprendizagens afetadas pela pandemia de 100% das crianças do 3º ao 5º ano. O PNE cumpre a função de articular os esforços nas escolas em regime de colaboração com a União, estados e municípios. O Governo do Tocantins está investindo mais de R$ 8 milhões nos 139 municípios e nós temos o objetivo de garantir que os estudantes consigam concluir o 2º ano lendo, compreendendo e interpretando textos”, disse.

As prova são aplicadas por etapa, sendo a de entrada no mês de abril, a segunda em junho e a saída em outubro.