2023/05/11

Ponte Alta recebe ação com oficinas gratuitas de arte e cultura para alunos e educadores da rede pública

Ponte Alta (TO) recebe ação com oficinas gratuitas de arte e cultura para alunos e educadores da rede pública de ensino
 “A ação realizada pelo Instituto Brasil Solidário, acontece nos dias 17 e 18 de maio, incluindo doação de livros e máquinas fotográficas para as atividades escolares”

Com uma programação dinâmica e interativa com toda a comunidade escolar, o Instituto Brasil Solidário, através do projeto Plano Bienal Brasil Solidário, promove nos próximos dias 17 e 18 de maio, uma jornada intensa de oficinas práticas, na Escola Municipal Cleyton Maia Barros, em Ponte Alta. A iniciativa será aberta para participação de alunos e educadores da rede pública de ensino, contando com apoio e parceria da Secretaria de Educação do município, na mobilização e no fomento das atividades.

As formações ofertadas de forma gratuita, envolvem desde atividades de Artes Cênicas, Pintura e Desenho, Fotografia, Música, Oficinas Criativas, Bordado e Patchwork com participação de familiares dos alunos, até uma capacitação em Mediação de Leitura, incluindo a construção de espaços literário, com materiais para montagem da biblioteca e doação de acervo de 500 livros para os projetos de leitura na região. Para as ações de educomunicação, a escola receberá 3 câmeras fotográficas para os alunos desenvolverem as atividades.

Com um longo histórico de ações sociais em escolas públicas do Tocantins, para este ano, o projeto teve a oportunidade de preparar uma programação com percurso em quatro municípios da região: Porto Nacional, Novo Acordo, Ponte Alta e Mateiros. Além das oficinas, a proposta levará uma ação de saúde com atendimento médico e odontológico para a comunidade, a iniciativa será realizada a partir da parceria do IBS com a Bayer, com foco em fortalecer ações continuadas de valorização da arte e cultura dentro das propostas pedagógicas curriculares.

“Tocantins faz parte da trajetória IBS desde 2001, sendo uma das primeiras regiões a receberem nossas ações sociais, e seguiu fazendo história nos projetos promovidos junto com o Rally dos Sertões, este ano, retornamos trazendo novas oportunidades tanto nas ações presenciais como em capacitações EaD, levando aos educadores várias iniciativas que podem dinamizar as aulas, integrar arte, cultura, educomunicação junto a práticas sustentáveis, com materiais de fácil acesso na escola”, ressaltou Luis Salvatore, Diretor Presidente do Instituto Brasil Solidário.

SUSTENTABILIDADE, ARTE E CULTURA COMO TEMA TRANSVERSAL

Trabalhando com o tema “Água” com foco em reforçar sobre a importância dos recursos naturais e do cuidado com o meio ambiente, as oficinas serão realizadas utilizando materiais reciclados, reaproveitados, e de fácil acesso na comunidade, apresentando ideias simples, replicáveis e que já são multiplicadas nas 5 regiões do Brasil, através da metodologia do Programa de Desenvolvimento da Educação – PDE, do Instituto Brasil Solidário.

No eixo de Incentivo à Leitura, a escola ganhará espaços literários lúdicos e criativos, com mobiliários sendo construídos a partir da reciclagem. Os cantinhos de leitura terão prateleiras e nichos de paletes, além de almofadas, tapetes e aventais literários sendo produzidos dentro da Oficina de Bordado e Patchwork, feito pelas mãos da comunidade e familiares dos alunos, com uso de retalhos e restos de tecido.

Em Oficinas Criativas, a turma participa da montagem de um escovódromo sustentável todo feito de pneus, integrada as atividades de Pintura e Desenho na escola. Tem ainda o Teatro e a Música, com direito a apresentação dos alunos e muito arte circense dando espaço para o protagonismo dos alunos em todas as atividades.

Oficinas Práticas de Arte e Cultura em Ponte Alta

Data: Dias 17 e 18 de maio

Horário: 08h às 17h

Local: EMEB Cleyton Maia Barros. (Rua José Ribamar da Silva Costa, 296 – Centro)