2019/03/25

Comunidade participa de Conferência Municipal de Saúde

Público participante da Conferência

Comunidade participa de Conferência Municipal de Saúde

Foi realizada na última sexta-feira, 22, a 6º Conferência Municipal de Saúde, com o tema “Democracia e Saúde”. O evento aconteceu na Escola Estadual Joana Medeiros, com a participação de autoridades, servidores e comunidade em geral. Durante a abertura, a Banda Municipal executou o hino nacional, e logo após, a Banda GA (Geração Adoradores) apresentou a música “Pelo sol da manhã”.

A presidente do Conselho Municipal de Saúde, Raquel Pinheiro, agradeceu a presença de todos, e explicou o objetivo da Conferência, que é “envolver a sociedade para discutir e dar sugestões, podendo assim elaborar propostas para atender melhor nossa saúde. Com essas propostas podemos melhorar nossa saúde local, estadual e federal, e é o que vamos fazer nesta tarde, discutir, elaborar a proposta plurianual que irá até a esfera federal” disse ela. Logo após, a presidente declarou aberta oficialmente a Conferência.

O prefeito Kleber do Sacolão destacou a importância da participação da comunidade na Conferência. “Reclamar é muito fácil, mas poucos participam, e essa é a hora de sugerir melhoras,” disse ele, que pontuou ainda os últimos avanços obtidos pelo Município, que segundo ele, “vem diuturnamente procurando ampliar os investimentos na Saúde. O Município possui um número de habitantes elevado, e uma receita insignificante em relação às demandas. Temos uma obrigatoriedade de investir 15%, e nesse último ano aplicamos mais de 20% dos recursos  na saúde, estamos sempre em Brasília, com o objetivo de melhorar mais a saúde do Município,” completou.

O representante do Ministério Público, promotor de Justiça Dr. Leonardo Valério Pulis Ateniense, ressaltou a grande procura de ações junto ao MPE em casos relativos à saúde, e por isso é de suma importância a participação e sugestões da população. “É curioso que a demanda é muito grande no Ministério Público e chega quase toda semana, com pessoas precisando de assistência saúde, mas na hora da pessoa se envolver com assuntos do Município, que tem a ver com toda a população, prefere ficar em casa, e quando precisa vai ao Mistério Público para resolver. Então a comunidade unida e consciente dos seus direitos vale mais que uma ação judicial”, disse ele.

O secretario Municipal de Saúde, Wagner Carvalho, falou da importância da Conferência para tratar de algo tão importante que é a saúde publica. “O tema ‘Democracia e Saúde’ foi muito bem proposto, onde podemos discutir, falar sobre nosso sistema de saúde, podendo elaborar uma gestão para atender a todos com mais qualidade”, destacou ele.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Neto Veloso, também deixou o seu recado à população. “Em nome da Câmara quero dar as boas-vindas aos que estão presentes e que estão interessados na melhoria da saúde. Colocamos a Câmara de Vereadores a disposição de todos”, comentou.

Dona Joelma Berreza representou os usuários do Sistema Único de Saúde. Ela é mãe de uma criança especial disse que é muito grata pelo atendimento do SUS. “Sempre sou bem recebida quando preciso de atendimento e agradeço o prefeito Kleber do Sacolão e o secretario de Saúde Wagner Carvalho pela competência da equipe” disse.

Palestra

O palestrante, Silvio Marcos Oliveira, fez uma rápida esplanada sobre o SUS, explicando com detalhes como funciona. “A Conferência é justamente para elaborarmos um plano de gestão e melhorar o atendimento da saúde”, destacou. Para as discussões foram divididos três grupos, com os temas: Saúde como direito; Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS); e Financiamento adequado e suficiente para o SUS. Assim, foram colocadas as idéias e postas em votação.

Também na ocasião foram eleitos os delegados para representar a comunidade pontealtense na Conferência Estadual de Saúde, que acontecerá em junho deste ano em Palmas -TO.

Ao final todos participaram de um coffee break, e receberam um certificado de participação com a carga horária de 8h.

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Secretaria de Comunicação secompontealtadotocantins@gmail.com(63) 3378-1134Site: www.pontealtadotocantins.to.gov.br

Nossas Redes Socias;  Facebook: @secomponte / Instagram: @secomponte